sábado, 14 de fevereiro de 2009

Todas pistas de skate do Brasil:

BAHIA:======================================================================

Praça Abrantes: Bem no centro da cidade com um Half Pipe de 3,3m de altura e 6,0 de largura uma Mini Ramp dupla com cannyon extensão e spine, e ainda uma mini Fun Box e alguns canos

Praça da Bonba: Localizada no bairro da Gleba B, bem próxima da praça abrantes, e é uma pista de street completa com corrimão , rampas retas, quarters, fun boxes, caixotes etc.. em um piso de granilite de alta resistência SALVADOR

Itapuã Depois que o prefeito tirou a mini ramp na Praça da Luz, os skatistas baianos levantaram uma no bairro de Itapuã, com duas rampas retas, um fun box, um spine e dois quarters. 

CEARÁ:======================================================================

FORTALEZA:

Praia da Jurema O banks da volta da Jurema fica numa pista dentro da praia. Faça sua sessão e depois relaxe na areia, regado a muita água de côco. 

DISTRITO FEDERAL:============================================================

BRASÍLIA:

Cruzeiro Skatepark - Localizado entre o Cruzeiro Novo e a Octogonal, possui área de street e mini ramp. É pública e gratuita. 

GOIÁS:======================================================================

ANÁPOLIS:

A pista da Associação Anapolina de Skates GO, localizada no bairro Alexandrina, oferece diversos obstáculos em pista coberta. São três 45o, dois quarters spine com caixote, dois corrimãos, triângulo style e pic nic table (aquele mesão de pic nic mesmo). GÔIANIA

A pista do Multirama fica no parque com o mesmo nome, localizado no centro da cidade. Rola dois 45o, dois quarters, dois palcos, dois corrimãos, uma funbox e duas jump ramps.

A pista do Parque Industrial João Braz tem half pipe alto, mini ramp, dois fun box, uma 45o, um quarter e um corrimão extenso. 

Pista pública próxima ao parque Vaca Brava, no setor Bueno, próxima a skateshop Arca de Noé, com ótimo half pipe e uma mini ramp bem larga. 

PENÁPOLIS:

A pista de Penápolis tem um spine, duas 45o, mini ramp, quarter bowl, dois cotovelos, três corrimões e três caixotes. O pico fica na Avenida Marginal Maria Chica, atrás da rodoviária. 

MATO GROSSO:===============================================================

VÁRZEA GRANDE Pista de sk8 no Centro de Recreação do Ipase - Rua Arthur Bernardes S/N, Bairro Ipase. 

MINAS GERAIS:===============================================================

CIDADE ÁGUAS DE PRATA:

Na pacata cidade de Águas da Prata, próxima a Poços de Caldas e São João da Boa Vista, o sk8 também rola forte. Uma pista de concreto com dois quarters altos, duas rampas mais baixas, spiner com corrimão, uma 45o e uma pirâmide com palquinho fazem a alegria da galera local. 

BELO HORIZONTE:

Anchieta O point dos skatistas de BH. Este bowl foi construído em 1980, projeto do ex-skatista mineiro,Alan. São 3,70m de altura, 70 cm de vertical, sem flat, com paredes nervosas e canion de 1m. A pista já foi palco de vários campeonatos. Fica na Praça Anchieta. 

501 Skatepark Av. Cristiano Guimarães, planalto, nº 501, em frente a substação da Cemig.

POÇOS DE CALDAS:

Ao lado do Parque Municipal, em frente ao Country Club, tem uma mesinha, um half e várias rampinhas. 

CRISTINA Pico de sk8 na praça municipal com um quarter (alto pra caramba), um corrimão, um caixote e mais um amplificador de som que a galera local coloca pra embalar as sessions. 

DIVINÓPOLIS:

Tem uma skatepark muito legal nesta cidade do interior mineiro. Fica na rua Petrópolis, no bairro Bom Pastor. Rola uma 45o, um quarter, caixote no fun box, meia pirâmide, dois bowl, uma mini ramp, um palco e um corrimão no chão. Vários atletas profissionais treinam lá. 

Global Skatepark A área de street não tem nada, só algumas rampinhas. Mas em compensação, tem uma Mini ramp animal e estão construindo um half. Localizada dentro do Minas shopping. 

Nova Floresta Chamam de bowl, mas na verdade o bowl é para bikes e roller, para skateboards é usado o banks. Fica ao lado do Colégio Magnum, no bairro Nova Floresta. 

Santa Helena A Goiaba Sk8 Park é uma ótima pista de skate em BH, com 1.100m² de área e 360m² já construídos com half pipe, mini ramp, micro ramp e área de 740m² para street. Rua Dalila Maia, Nº 20 - Santa Helena. 

ITAJUBÁ:

Estão construíndo a pista e devem entregar até julho de 2001. Vai ter um fun box, duas rampas retas de 35o e uma de 40o, uma miniramp de 1,60m e um "bloco" de obstáculos. Entre as duas de 35o tem um quarter . Toque do Rodrigo Cabelinho, skatista local.

MONTES CLAROS No bairro de Vila Brasilia rola uma pista particular. Paga-se 3 reais no fim de semana e 2 reais em dias de semana. 

OURO BRANCO Praça joaquim jose da silva chavier (mais conhecida como praça da pista de skate). Tem 1,70 m de altura por 4 m de largura, coping saltado (como de half) e transição mais rápida que o comum - não e igual a do banks da Nova Floresta, em BH.

TEÓFILO OTONI A pista contém uma mini ramp de 1,50m, um fun box, caixotes altos, uma pirâmide, duas 45o, um quarter de 1,60m e dois corrimãos. 

TRÊS CORAÇÕES A mini ramp da Skate Park municipal é uma Semi Capsule com 1,65 de altura, 4 m de flat e raio de 2,30m. Ao lado do Ginásio Municipal, no caminho para São Tomé das Letras.

PARÁ:======================================================================

SANTARÉM: 

Pista de sk8 com mini ramp, uma rampa reta, rampa curva, fun Box, um caixote e dois trilhos. Mas cuidado com os caras de auto escola que resolvem dar aula por lá e podem atropelar algum skatista distraído. Av. Mendonça Furtado (ao lado do Amazon Park Hotel). 

PARANÁ=====================================================================

CASCAVEL:

Aerial Skate Park > Rua da Lapa 1705 > Telefone: (45) 229-2806 > World Skate Park 

CURITIBA:

Campo Comprido Pista inaugurada este ano 2000, possui uma 45o com spine no meio e um quarter bem planejado, um caixote bem grande na altura e no comprimento. Também rola uma savana com corrimão e um caixotinho. A pista é de concreto e pública, a única desvantagem é que ela poderia ser maior pelo espaço que tem ali. Para chegar lá, basta pegar ônibus ligeirinho "campo comprido/pinhais" e descer no ponto final do Campo Comprido.

Centro A Dop Dead Skate Park é composta por dois quarters, cinco 45o (médios e grandes), fun box com corrimão regulável, fun box com caixote reto, fun box com caixote descendo, um palco duplo e duas mesas de pic nic. Oferece aos skatistas um bar completo com área VIP superior e assistência de emergência Ecco-Salva. Fica na Travessa da Lapa 231 próxima ao centro de Curitiba, hotéis, shopping center (Estação), terminais de ônibus e rodo-ferroviária. Mais informações pelo telefone (41) 224-0885 

Parque Ambiental Repleta de caixotes e rampas, cercada de árvores, é neste parque que atletas como Carlos Piolho e Rodil Ferrugem dão suas voltinhas.

Parolim A Half Renttry é constituída por um half pipe gigantesco, com estrutura principal em madeira e revestido em placas de MDF, com 8,8 metros de largura por 4,1 de altura e 5,2 de flat. Toda a área é coberta, com bar e sanitários. Os principais locais e proprietários são o Franco e Miguel Catarina, mas não é difícil encontrar skatistas como Marcelo Kosake, Caco e Mico andando por lá. Fica na Rua Desembargador Westphalen 3992 Bairro Parolim

Pista do Atlético Localizada em frente ao Estádio da Baixada ou no final da Rua Engenheiro Rebouças. Pista pública de concreto com um quarter médio, uma 45, uma savana lateral, outra central com corrimão para os dois lados e um caixote longo na outra lateral. A pista foi colocada no centro de uma praça pública. Na praça tem uma pista de cooper, quadras de basquete/volei, quadras de futebol de areia, espaço para crianças menores com parque e muito verde (árvores, flores e gramados). A segurança é garantida por um módulo da Polícia Militar. 

Pista do Gaúcho Uma das mais antigas do Brasil, construída no ano de 1973. Toda em concreto com corrimão em toda sua volta. Os obstáculos principais são: um 'pico' na parte superior de onde se toma velocidade e um 'pão' na parte mais baixa. Ideal para quem gosta de andar de skate 'surfando'. Localizada na Rua Trajano Reis, ao lado do Cemitério Municipal de Curitiba, junto à Sorveteria do Gaúcho, um dos pontos mais tradicionais da cidade. Os principais locais são: Jair Neto (AM1) e Daniel Vieira (PRO). 

São Lourenço Construído em concreto, o mini half está localizado em uma praça pública. São 2,3 metros de altura por 4 de largura e 3,5 de flat. Fica na rua Cecília Meireles, próximo ao número 600. 

FRANCISCO BELTRÃO:

Tem duas pistas de sk8 na cidade,uma particular e outra pública. A particular tem três quarters, três 45o, um funbox, uma rampa, uma savana com um caixote, um trilho e um caixote sozinho. Fica no parque de exposições da cidade. A pista pública tem mini ramp, um 45o, um quarter e uma savana. Está localizada perto do supermercado Franzoni, ao lado do rio Marecas. 

IRATI:

Pista de sk8 inaugurada em julho de 2001, conta com três quarters - dois pequenos e um grande-, uma rampa em 75o, um spiner e uma savana. 

PATO BRANCO:

A pista da Out Law fica atrás do Uno Shopping e é uma boa pedida. Tem dois quarters, um spine, dois 45o e o chão é de compensado. Vários locais como Digo (iniciante), Maco(amador 1), Chico(amador 2) e Turco(amador 2) andam lá.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS:

Centro Pista dos Missionários ou Pista Central É uma pista pública de cimento, localizada em uma praça com pista de cooper, cancha de futebol de areia e um mirante. São dois quarters, duas 45o, savana/fun box, spiner/fun box, caixote do chão com dois andares, savana/caixote reto descendo e corrimão no chão. Os skatistas Caio Luan e Erick Luciano são locais de lá. VER FOTO Fica na rua Dr Claudino dos Santos, frente ao nº 600 - Centro Jardim Urano Pista da Creche Pista pública de cimento, localizada ao lado de uma creche municipal. Os obstáculos: são: três 45o, um quarter, spine/caixote reto descendo, savana/fun box/corrimão reto e corrimão duplo no chão. Fica na Rua Des. Ernani A. de Abreu, frente ao nº 571. 

RIO GRANDE DO NORTE:========================================================

NATAL:

A pista da New Skate Park está localizada na lateral do Aero Clube, com área de street e mini-ramp a R$ 2,00 o dia (seg/seg) a partir das 15h. 

RIO GRANDE DO SUL:==========================================================

CACHOEIRINHA:

Street na veia. Em frente a Rua Tamoios tem uns corrimões e uma escada para grinds. Logo abaixo existe uma rampa para kickflips e disasters.

CANOAS:

No "Parcão" existem dois quarters, um spine, um corrimão e um caixote. Fica ao lado da Estação Fátima.

CARAZINHO:

Pista muito style, com uma 45o pequena, um spine grande com dois caixotes maiores ainda, um cano duplo no chão, mais um caixote baixo e um belo quarter.

ERECHIM:

A pista de lá não é muito boa. Tem um caixote, um quarter que parece a 45o e a 45o que mais parece um wallride. Em compensação, a praça é muito boa. 

NOVO HAMBURGO:

A pista da Atlântico Sul é fechada com várias rampas, 2 fun box, 2 quarters e uma mini ramp com vários transfers.

PASSO FUNDO: 

A pista do parque Gare é ótima. Tem iluminação, uma mini ramp , um spine, um 45o, um caixote, um quarter extenso e um cano, tudo isso com um piso excelente. Fica na Avenida 7 de Setembro, no centro da cidade. A praça Toqueto, na avenida brasil oferece um bom piso, bancos e escadarias. Tem também uma mini ramp no Shopping Bourbon, dentro da loja Mad Ness,com ar condicionado e muito som. 

PORTO ALEGRE:============================================================== 

Em Porto Alegre não existem mais skateparks. A praça da igreja matriz foi o lugar escolhido pelos skatistas pelo ótimo piso de granilite e pelos degraus cheios de vela, que circundam uma enorme estátua. 

Outra opção, dessa vez à moda antiga, é a pista do Parque da Marinha do Brasil: um 'snake-run'-formato de uma grande serpente de concreto, com bordas arredondas, desembocando num grande bowl- construído em 1979. Parque Marinha do Brasil - Av. Borges de Medeiros, bairro Menino Deus. 

Nova pista de skate! Um reet bem grande, com 2 mini-ramps, 1 quarter, e vários fun-box. Fica no bairro Higienópolis, perto do supermercado Zafari.

Pista pública localizada na Av. Cristovão Colombo, próximo a Av. Plínio Brasil. Entrada franca.

PELOTAS:

Em frente a Catedral São Francisco de Paula. O piso é de concreto, a praça é um lugar calmo onde pode-se andar tranqüilo. Vários degraus na frente e do lado, que dão várias pistas para deslizar. Rua Félix da Cunha (uma quadra abaixo da Av. Bento Gonçalves).

RIO GRANDE:

Pista de street na Associação de Esportes Radicais de Rio Grande. Tem poucas rampas, mas o quarter é excelente. Também oferece uma 45º punk, uma pirâmide com uma mesa enorme, um corrimão duplo, um caixote que pode ser movido e um cano bem extenso.

SANTA MARIA: 

No Farezão tem uma delta, uma 45o, um quarter, um funbox e um corrimão patrocinado pela loja sk8. 

SARANDI: 

Na praça tem ums bancos para deslizar de quase tudo. Logo na frente tem a igreja com muitas escadas para pular. Também tem um estacionamento do super mercado onde os skatistas locais andam aos domingos com seus corrimãos e um 45o.

TAPEJARA: 

Pista muito style, dividida em dois planos, onde tem três 45o, um quarter gigantesco, dois canos - um no chão e outro entre a escada - e o quarter pequeno, que lança o skatista para o caixote que é muito alto. Também tem uma bela miniramp. A praça onde é localizada a pista é gringa, se o piso fosse melhor seria perfeito! Tem sequências de escadarias variando de 10 à 6 degraus. 

SANTA CATARINA:=============================================================

BLUMENAU: 

Prainha Área de street com flat bem grande, duas rampas retas para jump e um quarter de 20 m de largura, 1,5 m de altura e coping de ferro. Localizada às margens do rio Itajaiaçu, em frente à Praça da Concha.

CHAPECÓ: 

A pista da Lorenci, em Chapecó, foi inaugurada em 2001 e tem um quarter, uma savana, dois corrimões, um 45º e uma mini ramp. Fica na avenida Getúlio Vargas.

CIDADE JOINVILLE: 

A pista de Joinville (SC) é de street e fica localizada no estacionamento do Centro de Eventos Cau Hansen. A pista tem duas 45° e dois quarters, uma savana com corrimão de descida e uma savana com 3 lados e caixote completo. 

FLORIANÓPOLIS:

Mini ramp na praia da Joaquina, em frente a pista do Léo/Rafa/André. Mini ramp com duas extensões dentro da loja Cruel Maniac, na avenida das Rendeiras (Lagoa da Conceição). Grátis. Pista com wallride na praia dos ingleses, litoral norte. 

JARAGUÁ DO SUL:

De um lado da pista tem duas 45° com um quarter 90° no meio, do outro lado uma caraia e um quarterzinho, e no meio uma savana e mais um caixote pequeno e outro grande com saída alta. Rola ainda uma caixote e um corrimão duplo. Fica na rua Epitácio Pessoa, no centro da cidade, no estacionamento do ginásio de esportes Artur Miller.

SÃO PAULO:=================================================================

BAURU:

Foi inaugurada uma pista de skate no Sambódromo. 

BERTIOGA:

Dois half pipes muito loucos, com 5m de altura e 2,5m de largura, uma mini ramp de 1,5m de altura por 2m de largura e diversos obstáculos no centro da cidade, em frente ao mar! 

CAÇAPAVA:

Mini Ramo na Posso! Skatebar - Em frente ao quartel do exército 

Em Breve: Skatepark pública em frente a Rodoviária Pista Pública de Sk8 Av. Brasil, 1300 (em frente à rodoviária de Caçapava)

CAPIVARI:

Tem um half pipe mas é muito ruim. A cidade fica a 1h de Piracicaba. 

CAPITAL ARICANDUVA:

Pista do Limoeiro - Construída em apenas 05 dias, conta com uma 45° imensa, um spine, um palquinho, mini-ramp e um quarter que emenda com um carving, tudo em concreto. Av. Ragheb Chohfi, altura do nº 5600, São Mateus 

Jabaquara Switchstance Skatepark Um galpão com diversos obstáculos onde se destaca a maior mini ramp de São Paulo, com 1m30 de altura por 6m de borda, ligada a pista de street. O streeteiro também vai encontrar obstáculos clássicos como caixote, 45o, spinner, corrimão e quarter pipe. A infra-estrutura do pico também é completa, com direito a estacionamento, lanchonete e sk8 shops.Rua Tomasina, 155 – Jabaquara De 2a à domingo das 10h às 22h Entrada a R$ 5,00 Jardim Aeroporto O projeto de construção é de 1989, depois de 11 anos a pista foi entregue para a comunidade local, que já está utilizando o espaço. A pista dispõe de dois mini rampas com cerca de 2 m de diâmetro, uma rampa 45º, uma pirâmide no centro da pista, dois quarters com 1,80 m de diâmetro, um cano redondo e móvel com pezinho, um palco de concreto com 5 m de extensão e dois transfers com ligação de coping. Fica dentro do piscinão da Avenida Águas Espraiadas, a altura da Rua Lacônia 420. Mais informações em http://www.geocities.com/espraiadask8 

Lapa Onboard Skatepark Boa infra-estrutura (lanchonete, games, escolinha de sk8). Dividido em dois andares: um todo em madeira e coberto, e uma quadra com mini ramp, funbox e diversos obstáculos. O ingresso custa R$3,00 para skatistas de até 12 anos e mulheres, os demais pagam R$ 5,00. Rua Tito, 1585 - Tel: (11) 3831-8344. 

Parque Arariba Pista pública do Parque Arariba - Av. Carlos Caldeira Filho, zona sul. Pista com banks de bordas arredondadas e obstáculos de street feitos com cimento e ferro. Esta pista existe desde 1993. Avenida Carlos Caldeira Filho, na zona sul.

Penha Mini Ramp no canteiro central da avenida Governador Carvalho Pinto, próximo ao campo do Jaú Futebol Clube. 

São Mateus A pista do Limoeiro foi construída em apenas 05 dias e conta com uma 45º imensa, spine, palquinho, mini-ramp e um quarter que emenda com um carving, tudo em concreto. Av. Ragheb Chohfi, altura do nº 5600, São Mateus 

Saúde Inaugurada em 1994, é formada por half-pipe, mini rampa, spine e rampas na parede para wall rides. Fica embaixo do viaduto Maria Maluf, embaixo do Três Tombos, protegido de chuva.

CUBATÃO: 

A pista de skate inaugurada em 1980 é formada por um bowl seguido de um Snake em forma de Banks, tudo de Borda arredondada, lembrando as piscinas gringas. Nos anos 80, os skatistas profissionais chamavam de "A Piscina Brasileira". Fica na Cidade da Criança (Parque Anilinas), exatamente na Avenida 9 de Abril, s/ nº , em frente ao Banco Real. No mesmo parque também existe um Half Pipe com escadas de marinheiros. 

GUARATINGUETÁ: 

Bowl e banks no Itaguará Country Clube 

Mini ramp do Perna Pista do Corujinha (particular)

GUARUJÁ: 

Centro Pista da Play Game com rampas de sk8, fliperama e mesa de bilhar. Duas mini rampas no bairro Santa Rosa, no final da Avenida Miguel Mussa, perto do Ferry Boat, na Praça do Povo.

INDAIATUBA:

Na pista do Parque Ecológico o skatista vai encontrar uma caraia de 45o (2m de altura), um quarter de mais ou menos 1,5 m de altura, além de uma funbox e de uma pirâmide com um longo corrimão. 

ITAPEVI: 

Condomínio Nova São Paulo. Duas mini ramps em forma de w.

ITATIBA: 

Session Skatepark - vários obstáculos, ambiente tranquilo. Rua Francisco Garride, 280 bairro Jardim DeLucca. Telefone (11) 7805-7460. 

JACAREÍ: 

Half pipe no bairro Jardim Liberdade Half pipe na Bigolândia (Particular)

JUNDIAÍ:

A Aloha Skatepark é composta dois quarters pequenos e um grande, um transfer, duas 45o e outros obstáculos. 

LORENA:

Skatepark pública no Centro Social Urbano (CSU) Área de street (dois spines ,um transfer, três quarters, três 45o), duas mini ramps sendo um 1/2 cápsula e 1 half pipe Rua Dr.Alcides da Costa

MOGI DAS CRUZES: 

No centro cívico, tem spiner com corrimão, um quarter, um trilho com palco ao lado, uma spiner pequena e uma mini ramp. 

MOGI MIRIM: 

Centro Municipal de Esporte Lazer e Cultura Professora Botyra Camorim Gatti ao lado da prefeitura

PENÁPOLIS: 

A pista de Penápolis tem um spine, duas 45o, mini ramp, quarter bowl, dois cotovelos, três corrimões e três caixotes. O pico fica na Avendia Marginal Maria Chica, atrás da rodoviária. 

RIBEIRÃO PRETO: 

Mini ramp em forma de "W", ao lado do half-pipe. Na pista pública atrás da Câmara Municipal. 

RIO CLARO:

Pista da Rollin´All oferece ao skatista um half pipe com revestimento metálico, sendo 8 m de largura x 13 comprimento e 3,40m de altura, sendo que a extensão tem 40cm de altura por 2 m de comprimento. A pista também conta com uma mini ramp e cânion transfer de madeira com 4,40m de largura por 20m de comprimento. No pico também rolam dois quarters com 3,60m de largura com 1,90m de altura. Toda a área de street foi projetada pelo arquiteto George Rotatori. Para ficar ainda mais Pro, a pista conta com loja, lanchonete, vestiário e arquibancada. Importante: É obrigatório o uso de equipamento de segurança. Avenida 42-A nº100, bairro Jardim Ipê - Tel: (19)533-6252 - e-mail: Rollinall@linkway.com.br 

SANTO ANDRÉ: 

Skatepark da Tent Beach Mini ramp de 6m de largura e halp pipe de 12,8 m de largura 2º a sábado das 10 às 22h, domingo das 14 às 20h Conta também com uma Board Shop Completa e Venice Hamburgueria Rua Ramiro Colleoni, 225 - Tel: (11) 4994-4364 - www.tentbeach.com.br 

SANTOS: 

Praça Palmares Canal 4 banks Emissário Canal 1 na divisa de Santos em São Vicente

SÃO BERNARDO:

Uma das pistas públicas mais antigas, erguida em 1982, já sofreu várias alterações. Hoje contém área de street com rampas de jump, pequeno palco e cano de rockslide. Um half-pipe, mini-ramp e um banks no formato de um trevo completam as atrações. A iluminação da pista garante as sessões noturnas. A prefeitura de São Bernardo construiu ainda mais 14 mini-ramps espalhadas pelo município. Em frente ao Paço Municipal de São Bernardo do Campo 

SÃO CAETANO: 

Skatepark muito clássica com tudo o que tem direito Mantido pela associação local, rolam vários campeonatos Av. Senador Simonsen, bairro Cerâmica 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:

Half pipe na Av. José Longo, Parque Santos Dumont 

Mini ramp no Bairro Satélite - atrás da delegacia Mini ramp no Bairro Vista Verde - Rua Lima Mini ramp no Bairro Tesouro

Parque Industrial A BOB SKATEPARK está situada no bairro parque industrial, no PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO perto da via dutra. Tem um banks muito style e área de street com 45°, spine com corrimão e caixote. 

TAUBATÉ: 

Cápsulas na Rua Alemanha, bairro Jardim das Nações Street Park atrás do Shopping Taubaté 

Skatepark no Clube de Campo Abaeté, Avenida Bahia.

Então Galera, esses são todos skateparks que rolam por aí no Brasil inteiro, portanto divulgue aí o Blog pra quem quiser novos locais de andar e etc. Valew!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aew seus comentarios sobre o site,por favor, vai ajuda muito na divulgação dele.